sexta-feira, 29 de maio de 2009


ATENÇÃO!

HORA DE REVER CONCEITOS

Ultimamente, o excesso de julgamentos de jogadores pelos nossos Tribunais de Justiça Desportiva, vem estimulando discussões interessantes.

Há necessidade de submeter a novo julgamento o jogador que já teve sua ação “julgada” pela arbitragem e foi punido em campo com cartão amarelo ou vermelho?

É válida a utilização de imagens captadas pelas câmeras de televisão, para denunciar e levar jogadores a julgamento?

Não há como dizer apenas sim ou não a estas questões.
Na verdade, depende.


No meu entender, outra questão deveria ser levantada e mais debatida:

A responsabilidade dos árbitros!
O Código Brasileiro de Justiça Desportiva estabelece em seu artigo 1º:

“ A organização da Justiça Desportiva e o Processo Disciplinar, relativamente ao desporto de prática formal, regulam-se por este Código, a que ficam submetidas, em todo o território nacional, as entidades compreendidas pelo Sistema Nacional do Desporto e todas as pessoas físicas e jurídicas que lhes forem direta ou indiretamente filiadas ou vinculadas.”

Já o art. 21. prevê, entre outras coisas, que a Procuradoria da Justiça Desportiva (STJD ou TJD), compete oferecer denúncia, nos casos previstos em lei.

O art.57 trata das provas e em seu parágrafo único diz que independem de prova os fatos notórios, os alegados por uma parte e confessados pela parte contrária e os que gozarem da presunção de veracidade.

No artigo seguinte (58) explica taxativamente que a súmula e o relatório dos árbitros, auxiliares e representante da entidade ou aquele que lhe faça as vezes, gozarão da presunção relativa de veracidade e mais, que a presunção de veracidade contida no caput do artigo servirá de base para a formulação da denúncia pela procuradoria ou como meio de prova, não constituindo verdade absoluta.

Portanto, é de suma importância que além de garantir que as regras do jogo sejam cumpridas, ele relate todas as ocorrências disciplinares da partida, sem deturpar, criar ou omitir fatos, como forma de garantir punição justa aos infratores.

As provas fotográficas, fonográficas, cinematográficas, de “video tape” e as imagens fixadas por qualquer meio ou processo eletrônico, de acordo com o art.65, serão aceitas, mas apreciadas com a devida cautela.

Por previsão legal,(art.153), toda infração disciplinar tipificada(descrita) no Código, é passível de punição. E este “toda”, inclui atletas, técnicos, árbitros, auxiliares, etc. e etc...
Já por infração disciplinar, entende-se toda ação ou omissão anti-desportiva culpável.

O Código, destaca ainda que a omissão é juridicamente relevante quando o agente omisso devia e podia agir para evitar o resultado.

Este dever incumbe principalmente a quem tenha por ofício a obrigação de zelar pela disciplina ou coibir violências ou animosidades e a quem com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado.

Do artigo 250 ao 258, estão tipificadas as infrações dos atletas, e do 259 ao 266, as dos árbitros, auxiliares e delegados, que no momento é o que interessa.

O árbitro dispõe de dois auxiliares, do apito, do cartão amarelo, do cartão vermelho e do bom-senso para garantir que o jogo transcorra dentro das regras.

Mas é importante observar que o “seu” bom-senso não pode se sobrepor as regras.

O cartão vermelho é a penalidade máxima passível de ser aplicada pelo árbitro, independente do nível de violência empregado.

Caso um jogador cometa em um mesmo jogo, duas faltas(retarda o reinício do jogo e levanta a camiseta em uma comemoração), passíveis de cartão amarelo, e consequentemente o vermelho, e um outro cometa uma falta extremamente violenta passível de cartão vermelho direto, a conseqüência inicial é a mesma: expulsão e suspensão por uma partida.

O árbitro cumpriu sua função, mas seria justo que a punição dos dois se esgotasse aí?
Penso que não. Pela origem das faltas, não seria justo com o primeiro.
E nestes casos acredito ter sentido a denúncia, o julgamento e a aplicação de uma pena mais rigorosa ao jogador que usou de violência.

A denúncia, no meu entender, também é válida para faltas que ocorrem fora da visão do árbitro, mas capturadas pela televisão.

No entanto, há casos em que o árbitro presencia o fato e o ignora, ou mesmo “amolece” na hora de punir conforme a regra, e que também são registrados pelas imagens da televisão.
Nesse caso, quem deveria ser denunciado e julgado, é o árbitro.

O art. 259, do título “DAS INFRAÇÕES DOS ÁRBITROS, AUXILIARES E DELEGADOS", especifica que “deixar de observar as regras da modalidade” é infração cuja pena prevista é suspensão de 30 (trinta) a 120 (cento e vinte) dias e, na reincidência, suspensão de 120(cento e vinte) a 240 (duzentos e quarenta) dias.
O árbitro é “aquela pessoa” que tem por ofício a obrigação de zelar pela disciplina e coibir violências e animosidades, razão pela qual não pode ser nunca poupado de explicar suas omissões e pagar por elas nos termos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, como ocorre com jogadores e técnicos.

Mas por incrível que pareça, pouco ou nada se lê sobre isso.
Não que nossa arbitragem seja perfeita, muito pelo contrário. Se assim o fosse, não leríamos tantas notícias sobre o afastamento de árbitros pelas Comissões de Arbitragem de Federações ou da própria Confederação.
Acredito que as tais “geladeiras” impostas aos árbitros, não devem ser nenhum prêmio por excelente atuação e observância as regras do futebol. Então como se explica a falta de denúncias aos TJDs ou STJD em relação a estes personagens do nosso futebol?
Lamentavelmente é inegável a proteção em relação a arbitragem, o que infelizmente em nada contribui para sua evolução.
Está na hora de nossos procuradores reverem seus conceitos e se conscientizarem que assim como os jogadores, a arbitragem também precisa responder por suas atitudes, ou falta delas.
Talvez assim, após cada rodada, o assunto volte a ser o futebol e não as faltas, as falhas, os erros...
____________________

terça-feira, 26 de maio de 2009







A DECADÊNCIA DE OBINA





...........................................OU





A DECADÊNCIA DO JORNALISMO?








Dois perfis, duas gerações e dois exemplo de como fazer jornalismo:



.............Blog do Lédio Carmona e Blog do André Rizek



Enquanto um é profissional da informação, o outro especializa-se em profissional da desinformação.
Prova disso é a forma com que conduziram, cada um em seu blog, a notícia da transferência de Obina para o Palmeiras.



O jornalista Lédio Carmona, de forma competente, faz uma análise fria mas respeitosa do momento que vive o jogador.


Independente de concordarmos ou não com seus argumentos, não podemos deixar de reconhecer que trata o assunto com objetividade e com o profissionalismos que alavancou sua carreira.

Matéria digna de ser lida.



Já o pseudo André Rizek...fala sério!
Provavelmente por falta de competência para argumentar sobre o assunto, resume sua opinião sobre Obina a uma frase de profundo conteúdo:


.......................“é um perna-de-pau com carisma.”



Amparado no mesmo preceito que lhe garante a manifestação do pensamento, exprimo aqui minha opinião sobre o sensacionalismo barato que este perna-de-pau (sem carisma) do jornalismo, explora como forma de garantir audiência.


É um boçal na arte de comentar.

Um verdadeiro bobo da corte nos programas esportivos, divertindo os verdadeiros jornalistas com suas chalaças e não raro, sendo repreendido publicamente por suas asneiras.

Ontem, ao participar do Troca de Passes, deixou constrangido o Maurício Noriega, ao chamar o Náutico de “cavalo paraguaio”, em mais uma demonstração de sua falta de preparo e profissionalismo.

Referiu-se a uma instituição que merece todo respeito da imprensa brasileira, de forma debochada e desdenhosa.


No post sobre o Obina, onde mais uma vez pratica um jornalismo de ética duvidosa, faz questão ainda em dois momentos, de afirmar que sua opinião é compartilhada por TODOS da redação do Sportv:


" Reação unânime na redação da Sportv, ao saber de Obina no Palmeiras: “Fala, sério. Isso é verdade?” "


"De resto, sigo o coro aqui da redação: “Fala sério. Isso é verdade?” "

Acredito que tenha procuração para externar a opinião de todos, só pode!


E eu, como sempre, fico me perguntando: Isso é jornalismo?


Embora tendo lido o que ele escreveu, me recuso a usar a área destinada a comentários.


Comentar lá é contribuir com o número de postagens e, certamente, criar no pretenso jornalista, uma falsa idéia de sucesso.


E eu vou alimentar isso?

Mas nem que me pagassem.
_______________

segunda-feira, 25 de maio de 2009

ABELHAS TRABALHANDO


BOTAFOGO

Em acordo com a empresa Tempo Real, o O Botafogo fechou uma parceria que é novidade no futebol. Sua parceira, a Tempo Real, trabalha com cruzamento de informações, usando uma tecnologia de ponta que permitirá a comissão técnica do clube acesso instantâneo a informações relativas a acompanhamento médico, jurídico e administrativo relativo aos atletas. O banco de dados sempre atualizado e alimentado por todos os profissionais como, médicos, fisioterapeutas e etc. , facilitará o acompanhamento da rotina do jogadores aos profissionais que trabalham fora dos gramados. É o primeiro clube do mundo a contar com esse tipo de serviço.

FLAMENGO

O Flamengo desde o início afirmava apostar em um novo modelo de contratação para Adriano.
Enfatizou que a estrutura do planejamento era bem diferente da estrutura montada pelo Corinthians para a contratação de Ronaldo.
"Onde estiver estarei", é o nome do novo projeto que busca trazer torcedores rubro-negros que moram fora do Rio de Janeiro para assistir aos jogos do time no Maracanã.
A partida prevista para a estréia do atacante no Campeonato Brasileiro, acontece dia 31 contra o Atlético-PR.
A diretoria acredita que para o torcedor rubro-negro o Maracanã é a Meca do futebol, e afirma que por isso, todo torcedor flamenguista precisa ir ao Maracanã pelo menos uma vez na vida e aposta que este projeto vai tornar este sonho possível.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Marsans Viagens e a Golden Goal Sports Ventures.
VASCO
Já o projeto “O Vasco é meu”, busca aumentar o número de sócios
A idéia é alcançar os 100 mil sócios, primeiro e importante passo para melhorar a estrutura do clube.
Roberto Dinamite afirma que desde que assumiu a presidência, é parado por torcedores que perguntam como fazer para se tornarem sócios.
Com base nesta perspectiva, foram lançados três planos diferentes.
O sócio proprietário que pagará R$45,00 por mês e mais R$500,00 pelo título; o sócio geral pagará R$30,00 mensais e R$100,00 pelo título e por fim, o torcedor vascaíno que pagará apenas R$20,00 por mês.
Além do programa “O Vasco é meu”, embora sem previsão de data, a diretoria informa que pretende ampliar o estádio de São Januário, provavelmente dependendo do sucesso da campanha.
FLUMINENSE
Fluminense e Adidas apostaram no histórico vencedor de Carlos Alberto Parreira, Campeão mundial com a seleção brasileira para, juntamente com a história de seu atual clube, atrair os torcedores.
“Caixa do Parreira”, foi o nome da campanha que percorreu a trajetória do clube a partir de três momentos: os anos de 1907, 1984 e o atual, 2009.
A campanha estava no http://www.caixadoparreira.com.br/, e encerrou no dia 10p.p.
Foram premiados 315 torcedores, os quais ganharam camisas, cachecóis e bonés oficiais do Fluminense. A lista com os nomes dos vencedores consta na própria página virtual.
GRÊMIO
O Grêmio faz parceria com instituições de ensino visando a educação dos seus associados
O clube gaúcho demonstrando preocupação com a educação de seus sócios fechou uma parceria que pretende incentivar os associados a estudarem.O sócios titulares e seus dependentes terão descontos em matrículas nos colégios Leonardo da Vinci e Unificado e nos cursos preparatórios Unificado (pré-vestibular e concursos).O Departamento de Marketing acredita que o desconto para essas pessoas, em produtos e serviços, muitas vezes é superior ao valor que elas pagam nas mensalidades.

INTERNACIONAL
Após o sucesso acima das expectativas com a venda do boneco representativo de volante Guiñazu (mais de 3 mil unidades em 5 meses), o Internacional repete a dose com o lançamento da miniatura do ídolo D’Alessandro.
Emborrachado e sustentado por uma base móvel, a miniatura do camisa 15, possui cerca de 15 centímetros de altura e contou com a ajuda de um cirurgião plástico com a finalidade de reproduzir seu ídolo da forma mais fiel.
A idéia é que formar uma de coleção, despertará um interesse ainda maior na série.
Além dos atuais jogadores, o clube pretende ainda lançar a miniatura de Fernandão e de Claudiomiro, o autor do primeiro gol no estádio do Beira-Rio.

CORINTHIANS
O técnico corintiano Mano Menezes lançou site oficial e ingressa na rede social Twitter, buscando uma maior aproximação com a torcida.
Após a estréia, Mano mostrou-se impressionado com a repercussão da iniciativa.
O Twitter é um dos mais novos fenômenos do mundo virtual, sendo usado por inúmeras celebridades de várias áreas, inclusive a esportiva. O pivô Shaquille O'Neal, do Phoenix Suns, é um dos “twitteiros” mais famoso. Ele possui mais de 600 mil pessoas que acompanham oficialmente as publicações. Durante o dia, são dezenas de atualizações, além de realizar promoções do tipo gincana, em tempo real, com distribuição de prêmios.
SÃO PAULO
A descoberta do quanto pode ser lucrativo um estádio de futebol, sem necessáriamente ser em jogos, definitivamente fisgou o São Paulo.
O clube arrecada, em média, um milhão de reais líquidos por aluguel para espetáculos, como foi o caso do último domingo quando milhares de fãs da banda Jonas Brothers lotaram o Morumbi.
Focado nesta opção, o departamento de marketing, pretende cada vez mais adaptar o espaço para este tipo de evento, como por exemplo investindo na adaptação dos restaurantes.De acordo com Júlio Casares, vice-presidente de marketing do São Paulo, "O estádio se tornou uma plataforma de entretenimento, com áreas para negócios e lazer. Atualmente, são cerca de 50 camarotes corporativos, além do Santo Paulo Bar, da megaloja, da livraria... Em breve, teremos também um espaço infantil e uma academia. O estádio está superavitário. Também recebemos locações para inúmeros comerciais e lançamentos de produtos" .
PALMEIRAS
Atento a que a construção da Arena Palestra Itália, seja um sucesso, a diretoria do Palmeiras preocupou-se em, através de um questionário estruturado, realizar um levantamento dos pontos essenciais ao sucesso do empreendimento.
O principal objetivo do questionário, foi traçar o perfil do torcedor palmeirense
O estudo teve como objetivo principal identificar o perfil do consumidor palmeirense, inicialmente tomando como base o sexo, a idade e a renda mensal familiar.
Como objetovos secundários, dentificar os fatores que influenciam o torcedor a consumir os produtos da S. E. Palmeiras e os fatores que afetam a frequência no estádio Palestra Itália.
O perfil foi traçado com base em uma amostra de 3905 respostas
As respostas levaram a concluir que o Departamento de Marketing é falho nos quesitos: Produtos comercializados
Comunicação e interatividade (principalmente)
Serviços prestados no estádio e também no dia-dia do torcedor.
Ainda com base nas respostas, conclui-se ser urgente que haja ajustes quanto
a comercialização de produto com oferta e variedade dos mesmos;
Segmentar a destinação dos produtos.
Disponibilizar mais pontos de vendas pelo país.
Melhorar a relação clube-torcedor através de serviços interativos, como website, sócio-torcedor, periódicos, entre outros.
Com a construção da Arena Palestra Itália, será fundamental rever estes pontos com relação a serviços e fatores que afastam torcedor do estádio.É preciso ainda investir de forma a motivar o torcedor a consumir produtos e serviços com a marca Palmeiras.
E ENTÃO, VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM O DESEMPENHO EXTRA-CAMPO DO SEU CLUBE?

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Inter 2 x 1 Mengão ...












Acreditem não fui dormir chateado ... e nem preocupado com o desafio do Zé e muito menos com a zoação da galera em cima de mim ... quem assistiu certamente viu o melhor jogo de futebol do ano até agora ... quem assistiu viu dois times guerreiros jogando futebol mais limpo possivel e pasmem a uma arbitragem primorosa ... um jogo onde o time do Internacional e sua torcida podem-se orgulhar do feito pois venceram uma batalha das mais bonitas e digna de muita festa ... e o time do Flamengo voltar para casa de cabeça erguida ciente que jogou bem, que honrou o nosso manto e que infelizmente saiu derrotado pois um teria que perder ... Foi isso que eu assisti na televisão ... não me resta outra coisa a fazer a não ser felicitar os colorados por mais este triunfo ... as seguidas vitorias e sucessos não vêm a toa, são resultados de um excelente trabalho pautados em cima de muita competencia dentro e fora de campo ... e isto sobra no Internacional ... Perdi o desafio, a tarefa está cumprida ... daqui para frente na Copa do Brasil quem rege a festa é a Gigi ... é mais do que merecido ... e juro que não estou triste pois seria injusto com ela ...
SALVE O INTERNACIONAL!!!!
OBRIGADO SÃO JUDAS TADEU!!!!

..........................................Vovô Xaruto
..............................................................
Parabéns Flamengo !!!


As palavras de Fernando Carvalho traduzem o que foi o jogo.
Segundo ele , o desempenho do Flamengo valorizou ainda mais a classificação colorada.
"Foi um jogo maravilhoso. Um jogo tático, de marcação, de combate. O Flamengo jogou muita bola, como não se via há muito tempo. Por isso que não deu para jogar da maneira que vínhamos jogando esse ano. Mas estou felicíssimo com a atuação do meu time. Jogou bem, marcou, foi para cima, teve pouquíssimos espaços e marcou quando teve chances."
Parabéns Xaruto, pelo seu espírito esportivo, e também pelo seu time, que fez bonito no Beira-Rio.

terça-feira, 19 de maio de 2009

DIREITO X JUSTIÇA



A grande jogada do departamento jurídico do Palmeiras, foi desqualificar a infração de Diego Souza contra Domingos, do artigo 253 para o artigo 258 do CBJD.

Pelo artigo 253, ele poderia pegar de 120 a 540 dias de suspensão.
Provavelmente pegaria 120 dias, algo em torno de quatro meses.

Já pelo artigo 258, a pena prevista é de uma a dez partidas de suspensão.
Foi condenado a oito, o que significa mais ou menos um mês se pensarmos em dois jogos por semana.

Vejo com surpresa muitos jornalistas darem destaque, não a pena de suspensão por oito partidas , mas a determinação de que a mesma seja cumprida no Campeonato Paulista.

Mas não poderia ser diferente.

Supondo que o jogador tivesse sido condenado com base no artigo 253 do CBJD, à pena de 120 dias, pois mais seria exagero, de acordo com o parágrafo único do artigo 172, ele poderia, após esgotado o prazo para recurso ou o julgamento do recurso, requerer a conversão de metade da pena em execução de atividades de interesse público.
Este benefício é oferecido em condenações por prazo (dias).
Então ele ficaria sem jogar por 60 dias, algo em torno de dois meses.

No entanto houve a desqualificação para o artigo 253.
O artigo 253 não oferece o benefício da conversão de metade da pena em atividades de interesse público, pois a pena não é por prazo(dias) e sim por partidas, mas entre outras vantagens, oferece a possível conversão integral da pena em medida de interesse social.


Bem, dependo da aplicação mínima ou máxima de um ou do outro artigo, a diferença no tempo sem atuar entre as duas previsões, pode ficar em cinco ou seis partidas, ou seja, menos de um mês.

A grande diferença entre uma e outra é que a condenação por prazo (dias), abrange todas as competições que o atleta participa neste período, já a condenação por partidas, não.

Diz o artigo 171 que a suspensão por partida será cumprida na mesma competição, torneio ou campeonato em que se verificou a infração.

Especifica ainda em seu § 1º que quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição, campeonato ou torneio, deverá ser cumprida na competição subseqüente realizada pela mesma entidade de administração ou, desde que requerido pelo punido e a critério do presidente órgão judicante, na forma de medida de interesse social.

Como o fato ocorreu no Campeonato Paulista e este já acabou, não há como ele cumprir a suspensão de imediato.
E o Campeonato Paulista é realizado por qual entidade?
Pela Federação Paulista de Futebol.

Que outra competição promovida por esta federação, e que o atleta participe, está em andamento, ou estará antes do próximo Campeonato Paulista?
Nenhuma.

Então, como disse anteriormente, nenhuma surpresa.
Diego Souza e Domingos, só poderão cumprir suas suspensões no próximo Campeonato Paulista.
Isso, é óbvio, se ainda estiverem em algum clube que participe.
Mas, sejamos justos, tal determinação não é nenhuma “invenção”.
É a lei .

sábado, 16 de maio de 2009

PEGADINHA:



"Eu gostaria de agradecer ao Guilherme Beltrão pelas coisas que ele falou. Ele subestimou a capacidade e a grandeza do Palmeiras. Deu munição aos meus jogadores e foi um dos responsáveis pela não classificação do Sport. Um clube do tamanho do Sport deveria pensar se vale a pena ter um cara que expõe tanto o time e que fala tanta asneira."
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Palmeiras
..................................................................................X

"O Palmeiras chegou à Ilha do Retiro com um efetivo de policiais militares com
metralhadoras e fuzis. Não sei se estavam defendendo o Palmeiras ou a população pernambucana deste elemento de alta periculosidade."

Guilherme Beltrão, o vice-presidente de futebol do Sport

.

.

Agora, olhe bem a foto acima e responda:

Na sua opinião, qual dos dois cavalos se saiu melhor na briga?

sexta-feira, 15 de maio de 2009

MONEY, MONEY & MONEY



Salário atrasado não é exatamente uma novidade nos clubes brasileiros.
Mas convenhamos, é inadmissível que clubes de tradição com grandes torcidas e nomes que são verdadeiras marcas, ainda não tenham achado o caminho certo na administração de suas finanças.


O Flamengo, por exemplo. Tem uma das maiores torcidas do Brasil e aspirações a título, tanto na Copa do Brasil como no Campeonato Brasileiro, mas não consegue, literalmente, fugir do vermelho.
Tanto o salário dos jogadores como o dos membros da comissão técnicas e funcionário do clube, seguem atrasados.
O dos jogadores não sei precisar há quanto tempo, mas o da comissão técnica e o dos funcionários do clube, conforme notícias, desde fevereiro.
A direção do Flamengo alega, como justificativa, a indefinição da negociação pelo novo patrocinador. Mas garante que hoje, os jogadores devem receber pelo menos um mês dos salários atrasados.

Mas se aqui, jogadores de diversos clubes passarem por situações como a que vive o Flamengo não é novidade, o mesmo não se pode dizer de nossos jogadores no exterior.
Ou pelo menos não podíamos ...

O Fenerbahçe passa por um momento de crise muito semelhante aos que estamos acostumados a ver aqui.

O jornalista Paulo Vinícius Coelho da ESPN.COM.BR , hoje em seu blog, narra a conversa que teve por telefone com o brasileiro Alex.


Entre outras coisas, segundo PVC, o jogador disse o seguinte:

“Tenho contrato por mais dois anos. O Roberto Carlos tinha renovado também, por dois anos. Na conversa com o presidente, eu disse a ele que não dá para ficar longe do Brasil sem receber. Para ter salário atrasado, fico no Brasil. O engraçado é que aqui a situação é diferente dos times onde atuei, no Brasil. Aí, todo mundo recebe junto, no dia 5. Aqui, não. Um faz um contrato para receber dia 5, outro recebe dia 17, outro dia 25... Quando o presidente fala que tivemos problemas financeiros, eu entendo por quê. Caímos na Liga dos Campeões e com isso perdemos premiação por passagem de fase, por vitórias também. Isso também nos tirou dinheiro de televisão. Mas é o que eu disse a ele. Não dá é para ficar sem receber. Mas agora está tudo bem e tenho mais dois anos de contrato.”

Já o lateral-esquerdo Roberto Carlos, segundo Ancelmo Góis em sua coluna do jornal “O Globo”, pensa em acionar a Uefa contra o Fenerbahçe por estar cinco meses sem receber.


E para fechar, no site globoesporte.com, um jogador do clube que pediu para não ser identificado, declarou o seguinte:

Aqui o negócio está um pouco estranho mesmo. Alguns jogadores recebem em dia, outros não, ficando com três, dois meses atrasados. Mas é uma coisa normal segundo os turcos.”
Ainda conforme o site, "o atleta não identificado, disse não saber nada sobre Roberto Carlos entrar na justiça ou da
possibilidade do veterano pentacampeão se transferir para o Flamengo. "

Provavelmente, penso eu, em busca do tão sonhado “ salário em dia”.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

E AINDA NEM CHEGAMOS AO MEIO DO MÊS...




Alexandre Kalil e Emerson Leão, presidente e o ex-técnico do Atlético, respectivamente, passaram boa parte do Campeonato Mineiro atribuindo aos árbitros e a uma suposta “quadrilha” na Comissão de Arbitragem da FMF os cartões e os resultados negativos do time na disputa. Mas após a goleada por 5 a 0 no jogo de ida da final, Alexandre Kalil mudou o discurso e chamou para si a responsabilidade pela perda do título mineiro, antes mesmo de saber o placar do último jogo.
Zezé Perrella não perdoou:

“Jogou-se a culpa em todo mundo e no final ele disse que a culpa era dele. Mas não precisa ficar triste não, porque o culpado não é o presidente do Atlético, o culpado é o Kléber, o Ramires, o Fábio. A culpada não é essa quadrilha, mas sim esse esquadrão que nós montamos”. (UAI)
(Fonte: Superesportes-Minas Gerais- 05.05.09)




O lateral-esquerdo André Santos, do Timão, disse ter sido chamado de “lateral de segunda divisão” pelo jogador rubro-negro após uma dividida no jogo de ida entre os clubes, semana passada, na Arena.Seu técnico o defendeu e alfinetou Rafael Moura:


"O André mesmo falou algumas coisas que não poderia ter falado. Falar não inverte resultado. O André está fazendo uma trajetória bonita aqui dentro, com êxito, diferente do Rafael".
Mano Menezes, técnico do Corinthians
(Fonte: Bem Paraná-06.05.09)



Sobre a contratação do atacante Adriano pelo Flamengo:


“Ninguém vai conseguir pará-lo em campo e ele vai marcar em todos os jogos. Adriano, se ficar 30 dias sem beber, é fora de série. Para conseguir isso? Aqui eu rezava.”
Juvenal Juvêncio-Presidente do São Paulo
(Fonte:globo.com-10.05.09)





Mário Gobbi é delegado de polícia e diretor de futebol do Corinthians.
Durante evento no Pacaembu, ao ser questionado por este repórter sobre os calotes do Timão a outros clubes, Gobbi virou bicho. Ou melhor, só faltou sacar a arma, como se estivesse à frente de um bandido. Aos gritos, pediu respeito ao Corinthians, admitiu as dívidas e afirmou que dever e não pagar não é vergonhoso para ninguém.
O que seria o lançamento do novo uniforme do clube, com a presença da super estrela Ronaldo, virou na verdade um massacre à imprensa. Repórter agredido com cusparada por torcedor, outro atingido com copos de água, segurança se eximindo de culpa e ofendendo profissionais da imprensa... Tudo por um simples motivo: um repórter estava na área destinada à imprensa com uma camisa verde que, coincidentemente, é a cor do maior rival. o Palmeiras.
Por isso, virou guerra. E o alvo foram os repórteres. A Nike, organizadora do evento, não organizou nada. Pelo contrário, mostrou-se preocupada com eventuais críticas, enquanto tudo era jogado nos profissionais que lá estavam. De um lado, os seguranças, de paletó e gravata, com os braços cruzados, do outro, os repórteres como alvos da ira dos torcedores...
(Trechos do texto do Salgueiro)
(Fonte: Blog do Salgueiro -11.05. 09)






O zagueiro Jean, que ganhou oportunidade na equipe titular ontem, deu de ombro para a vitória da equipe sulista
Ele foi um dos que apenas viram Nilmar desenhar um gol de placa ontem no Pacamenbu Depois da derrota, Jean ironiza:



“ O Inter não é tudo isso”
(Fonte: Fanáticos por Futebol – 11.05.09)




Na partida contra o Atlético-PR, o goleiro Viáfara do Vitóriam usou o meião do Vasco, com as iniciais C.R.V.G. (Club de Regatas Vasco da Gama). Isso aconteceu porque a fornecedora de material dos dois clubes é a mesma, e acabou trocando uma remessa que foi para Salvador, RESULTADO:


“O que aconteceu, foi que o Viáfara ao olhar aquele meião e ver as iniciais C.R.V.G. pensou que significava: Competente Ramiro (primeiro nome do jogador) Viáfara Goleiro. Por isso ele pegou e usou na partida “
Jorge Sampaio, vice-presidente do Vitória


“Além do mais, era o goleiro do Vitória. Se fosse o Ronaldo Fenômeno, a gente até aceitaria.’
Nelson de Almeida, dirigente do Vasco
(Fonte: Globoesporte-12.05.09)





Momentos depois de se reunir com Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta terça-feira e ser parabenizado pela conquista do título paulista, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, não esqueceu de cutucar o rival São Paulo pelo interesse demonstrado pelo clube tricolor na contratação de Ronaldinho.




"O São Paulo está atrás do Ronaldinho, mas agora resta saber se ele vai querer jogar no São Paulo".
(Fonte: Terra Esportes 12.05.09)


.....................................E até o fim do mês tem mais.

terça-feira, 12 de maio de 2009

LIBERTADORES DA AMÉRICA
Parte I




Ao que parece, a Libertadores da América 2009 estava predestinada a ser uma competição tumultuada.
Inicialmente o problema com o Peru.
Agora, com o México.

O motivo da revolta da FMF, nasce da instabilidade das decisões da Conmebol.
Segundo o Site Oficial da Federação Mexicana de Futebol, havia uma negociação conjunta com a Conmebol, que inexplicavelmente não foi respeita.
De acordo com as declarações do Presidente da entidade, após o acordo já alinhavado, a FMF foi surpreendida com um Comunicado Oficial da Conmebol cujo teor contrariava o acordo anteriormente selado.

Veja o teor dos dois documentos:

1)
Comunicado acordado por ambas partes (Confederación Sudamericana de Fútbol y Federación Mexicana de Fútbol)






2)
Comunicado enviado de maneira unilateral pela Conmebol, segundo FMF:




O Presidente Compeán da Federação Mexicana, posicionou-se nos seguintes termos:

“Como pueden ustedes ver, son dos posiciones radicalmente opuestas. Por lo mismo, les quiero anunciar que con el primer comunicado estábamos perfectamente de acuerdo y que estábamos en la mejor disposición de tener una reunión con ellos en los 30 días y sugiriendo el Congreso de FIFA. Con ese primer comunicado seguimos pensando que podemos tener algún arreglo.
“Con el segundo comunicado, les quiero informar que en mi calidad de Presidente de la Federación Mexicana de Fútbol, el Fútbol Mexicano se retira completamente de cualquier competencia de la Conmebol, hasta que no lleguemos a un acuerdo que mejore por mucho lo del primer comunicado.
El Secretario General, Decio de María comentó que se mantienen abiertas las puertas con la Conmebol:
“Creo que el Presidente fue muy claro. Por hoy, México está fuera de la Copa Libertadores, fuera de la Sudamericana y fuera de la Copa América. ¿Qué va a pasar mañana?, Uno nunca debe de ponerse barreras, hemos hablado con todos en Conmebol y escucharlos de frente no nos quita nada. Hoy estamos fuera de la Libertadores, Sudamericana y de la Copa América.
“Nosotros lo que habíamos platicado con Conmebol, era que los equipos mexicanos se hacían a un lado y que ellos tenían que resarcir económica y deportivamente y subrayo lo deportivo, que es más importante, a los equipos mexicanos. Cuando las cosas se pactan, se cumplen. Desafortunadamente, adentro de la Conmebol sucedieron cosas que están fuera de control de la Femexfut, lo que sí está en nuestro control es ser muy claros y estamos afuera de toda competencia en Sudamérica”, señaló de María.

A verdade é que "há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia".

Principalmente no espaço não delimitado dos interesses comerciais.




As perguntas que ficam:


Seria realmente impossível uma composição menos radical?



Esta decisão não estará afetando diretamente o resultado da competição, quando altera o sistema de classificação?







Os clubes mexicanos não merecem um ressarcimento pelo investimento feito na competição?







LIBERTADORES DA AMÉRICA
Parte II






O brasileiro Ricardo Ferretti, ex-jogador do BOTAFOGO e do VASCO, e atual técnico do Club Universidad Nacional A.C., mais conhecido como UNAM Pumas ou Pumas UNAM, manifestou-se sobre a decisão da CONMEBOL e da FMF.
Leia parte de suas declarações:
MÉXICO :
Como un retroceso en el crecimiento logrado en el futbol mexicano a nivel clubes, calificó hoy el técnico brasileño Ricardo Ferretti (UNAM), la decisión de la FMF, de romper relaciones con la Conmebol, pues será volver a los torneos de la Concacaf.
En conferencia de prensa en la cancha dos de Ciudad Universitaria, el brasileño resaltó que "antes sabíamos que nuestro nivel estaba estancado a nivel clubes, hoy tenemos jugadores en Europa y esto se da a través de la progresión que hubo dentro de estas competencias, en el futbol mexicano".
Ferretti, quien se proclamó siempre en contra del torneo Interliga, por la forma en que se elige a los equipos que deberán ir a la Libertadores, insistió en que "dejar esta gran oportunidad que tenemos, es volver a lo mismo. Hoy día siento que nuestro futbol está estancado y si nos quedamos sin estas competencias vamos a retroceder mucho".
Dijo que los casos de Chivas y San Luis, ocurren en todo el mundo, aunque aceptó que cuando él acudió con el mismo cuadro tapatío y otros equipos a la Libertadores, nunca les obstáculizaron o los trataron mal, aunque como invitados no les tiene las mismas consideraciones como a los equipos sudamericanos."Estamos concientes de eso, que nos acuchillaron con arbitrajes sí, se acuchilla en México, en España, en Brasil y en Argentina, en todos lados, pero aún así, México, se estaba superando, Cruz Azul, llegó a una final de Libertadores y hoy a México le tienen un gran respeto a nivel clubes y de Selección, sobre todo cuando participa en Copa América".
Finalmente, Ricardo Ferretti, dijo que le gustaría poder disputar una Copa Sudamericana, "me daría mucho gusto si me quedo en Pumas y hay esta oportunidad, pero tenemos que esperara a que se arreglen ambas federaciones".

(Fonte: Diário de Yucatán)


Apesar de verem-se obrigados a tomar uma atitude no momento, é questionável se a longo prazo o desligamento da FMF da Conmebol, não trará prejuízos ainda maiores aos times mexicanos.

Proponho então um exercício...

Imaginem por alguns segundos que o Brasil é o México.

O que diriam, São Paulo, Palmeiras, Sport, Grêmio, Cruzeiro e a CBF sobre a atitude da Conmebol?

Já pensaram sobre isso?

domingo, 10 de maio de 2009

__________

QUEM?







Libertadores da América?
Copa do Brasil?
Estaduais?
Nada disso.


O preferido dos brasileiros é o Campeonato Brasileiro, e na atual fórmula de pontos corridos:

“Pesquisa da TNS Sport Brasil, que ouviu 8.018 pessoas pelo país, revela que 53,3% dos torcedores preferem a fórmula dos pontos corridos para o Campeonato Brasileiro, como pesquisas anteriores já demonstraram.
Os que ainda gostam mais do mata-mata para a competição somam parcela ainda ponderável, de 36%, e para 10,7% é indiferente.
Mais da metade dos torcedores, 55,6%, tem o Brasileirão como sua competição predileta, bem adiante da Libertadores (15,9%) e da Copa do Brasil (13,6%).”
(Fonte: Blog do Juca Kfouri -08.05.09)



......................E ELE COMEÇOU.


Junto com ele o famoso tira-teima, o gol da rodada, troca de técnicos, especulações sobre transferência e todas aquelas discussões que se renovam entre uma rodada e outra.
Começaram também as velhas discussões sobre o protecionismo a alguns times ou jogadores, seja por parte da arbitragem ou da imprensa, assunto este aquecido pelo regresso de algumas estrelas internacionais.


Ficha Técnica
Título Original: Balls of Fury
, Gênero: Comédia , Tempo de Duração: 90 minutos
Randy Daytona (Dan Fogler) é um antigo fenómeno do ping-pong, afastado da prática.

que é recrutado para uma missão secreta por Ernie Rodriguez (George Lopez), do FBI. Randy vê nesta missão a oportunidade para recuperar a sua antiga glória e liquidar Feng (Christophe Walken),assassino de seu pai.








No Redação Sportv desta semana, Marcelo Barreto perguntou aos participantes da bancada, se não estaria havendo um certo protecionismo as novas estrelas do campeonato.

Bob Faria, para surpresa do apresentador, manifestou-se no sentido de que esta proteção deve haver.

Percebendo a reação à sua resposta, emendou dizendo que certos jogadores devem ser "protegidos" com o propósito de garantir o espetáculo.

RECORDANDO:


RONALDO
O zagueiro Deda deixou o Pacaembu na madrugada desta quinta-feira vociferando contra Ronaldo. O defensor ponte-pretano acusou o Fenômeno de ter dado um chute em sua canela durante a partida e ainda questionou a arbitragem da partida, que não tomou qualquer iniciativa para punir o adversário.
"Pô, ele fala de pontapé... mas a falta era pro nosso time e ele tira a bola na hora em que eu vou chutar?", argumentou Ronaldo. "A culpa não foi minha se ele tirou a bola e meu pé bateu na perna dele. O chute já estava armado, ele deixou a canela dele. O jogo estava parado. A culpa é minha, pô?", questionou.
Ronaldo, por fim, cobrou mais severidade dos juizes de futebol no Brasil. "A arbitragem tem que ser mais rigorosa nas partidas, até para proteger o espetáculo.”
(Fonte: Gazeta Press - 26.03.09)

O árbitro Sálvio Spínola Fagundes Filho poderia ter se consagrado hoje no Pacaembu, mas não teve coragem para expulsar Ronaldo, do Corinthians. Logo no início da partida ele deu uma entrada violenta em André Dias, algo que não é do estilo do Fenômeno, não é do seu feitio, mas aconteceu.Recebeu um cartãozinho amarelo e ficou por isso mesmo
(Fonte: BLOG DO QUARTAROLLO - 12.04.09)

FRED
A arbitragem do agora Fifa Ricardo Marques Ribeiro foi confusa do começo ao fim. Não deu um pênalti para o Flu, tolerou a violência dos jogadores goianos - não por maldade, mas completo desespero e falta de recursos -, mas no fim deu um prêmio ao Tricolor ao não expulsar Fred, que trocou tapas com Gomes - e apenas esse foi expulso.
(Fonte: Blog do Damato (Lancenet) - 07.05.09)

Mas, quase no final da partida, houve uma troca de tapas entre o desconhecido Gomes, do Goiás, e o badalado Fred, do Flu. Resultado: cartão vermelho para o jogador goiano e nada para a estrela do tricolor carioca. O árbitro mineiro Ricardo Marques Ribeiro pisou na bola feio. E o homem de preto não pode nem dizer que não viu o lance, pois foi na cara dele. Detalhe: Fred foi quem primeiro agrediu o rival. Porém, saiu ileso...
(Fonte: Blog do Salgueiro - 08.05.09)

ADRIANO
Passagem pelo SP/08

Já no primeiro tempo o Adriano cavalo fez uma falta violenta por trás no Tabata (Santos), não visando a bola, apenas o jogador, e recebeu apenas o amarelo.
(Fonte: Blog do Flávio-10.02.08)

A atuação do atacante Adriano no clássico do último domingo, entre São Paulo e Palmeiras, pela semifinal do Campeonato Paulista, chamou a atenção até na Itália. O jornal Gazzetta dello Sport chamou o são-paulino de "super Adriano", dando destaque também ao gol de mão marcado pelo atacante, o primeiro na vitória por 2 a 1.
(Fonte: Redação Terra- 14.04.08)


E você, o que acha:
Serão Ronaldo, Fred e Adriano, intocáveis ?

_____________________________